Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Panteão parte 1

  Panteão dos Voduns do Azon Legidan  






Parte 1


     Seguindo a ideia de apresentação, e também explicando alguns ritos e mitos da nossa cultura jeje Mahi, acho de suma importancia que todos da cominidade Mahuina, conhecer os voduns cultuados no Humkpame. 
     Então fiz de forma sucinta um note de cada vodun e algumas peculiaridades. E é sabido que os voduns  no Jeje são basicamente os da Mitologia Ewe e Fon, mas no culto Mahi, os voduns nagos ou como é mais conhecido os Nagos-voduns também fazem parte desse panteão, um dos motivos era a geografia, pois terras daomeanas fazia fronteira com terras nagos, e assim como os Minas Jejes se localizavam mais ao centro esses voduns e sacerdotes nagos não entraram em terras Minas, ficando o culto dos voduns nagos pelas cidades periféricas do reino como Mahi, Savalu, Fanti-Axante, Surumin e outros...
    Segue abaixo o panteão dos voduns Mahins cultuados no humkpame Azon Legidan.


* Mawu - é o Ser Supremo dos povos Ewe e Fon. é um vodun jeje, porem o culto de Olissa quando veio do do nago, já encontrou Mawu como Deus do branco da paz e misericordia, e oxalá lufã foi incorporado ao Culto de Mawu. é um vodun androgeno porem de alguns aspectos femea e a parte macho é lissá. Quando envocamos ou saudamos, sempre nos referimos na unidade Mawu-Lissá. Mawu é o deus da noite, da Lua, o final do dia, o crepusculo é o encontro de Mawu com Lissá, das profundezas do universo, das estrelas , da brisa, da garoa, deus do frescor. o arco iris também é atribuído a Mawu. o Camaleão é o simbolo que representa Mawu, assim como os de Olissa como o Igbi, Pompo, Crocal.
Cores: Branco, ou branco rajado de Azul e vermelho.

* Lissá - que é masculino, e também co-responsável pela Criação.é mais jovial que Mawu, é o movimento, A lissá é atribuído como Deus da guerra e não Ogum. Assim como Mawu é deus da paz a sua correspondência masculina é guerra, o movimento, os chamados Loroguns são atribuido a Lissá, mas também é um vodun bondoso, pois é solicitado quero ha uma guerra ou quando um filho trava uma luta, é Lissa que o livra de confusões. também conhecido como comedor de inhame, o vodun nago Oxaguian foi incorporado pelos mesmo aspectos pois o culto de Lissá é mais predominante. é tido com o vodun do dia, da manhã do dia ensolarado até mesmo o sol é atribuido a Lissá. 
cores: branco, ou branco com azul celeste.

* Loko - É o primogênito dos voduns.dono da joia de mahi que e o Hungegbe, voduns dos Atins (arvores). E quando houve a separação por familia, Loko faz parte da familia de Hevioso cujo o chefe é Sogbo.
cores: bordô com branco, e já visto com amarelo rajado de vermelho e bordô.

* Sogbô - Vodun que comanda os raios e relâmpagos. senhor da justiça, Na africa ele é tido com uma  águia gigante q fica escondido entre as nuvens, e seu bater de asas são os trovões e relampagos e todos do seus clã ficam entre suas asas. Sogbô é um dos 3 voduns reis do Jeje mahi, Deus do Zô ( fogo) Sua ferramenta é um machado de um lado só, com a lamina em meia lua. É o voduns chefe dos Heviosos q compõe uma das 3 familias,e cujo seu mensageiro é Legbá.
cores: vermelho e branco, ou ate mesmo bordô e branco.

* GBadé - Vodun da familia de Hevioso, irmão de Sogbo, odeia ladrões e malfeitores e os mata com o raio, na africa quem morre por raio não tem um enterro digno e mau visto, pois o proprio Deus castigou, é um vodun temido, por ser severo e violento. é o próprio Zô ( fogo), por onde passa consome tudo. os vulcões e magmas são tidos como manifestações de gBadé. pra muito ele tem aspecto de vodun jovial  assim sendo considerado um tokweno. é muito amigo de Legbá e de sua irmã Vodun Agbé (Abé).
cores: bordô e branco, e como é um vodun de aspecto novo, gosta de suas contas brancas rajadas de vermelho ou bordô.

* Akahungbé - Vodun da familia de Hevioso, irmão de Sogbo, tem um aspecto mais velho, convive muito com Mawu. Vodun muito serio, Ataca os inimigos ou castiga o homem enviando granizo, e faz os rios transbordarem. É ele quem controla a temperatura do mundo. Quando está calmo e satisfeito, ajuda o homem dando-lhe bons movimentos financeiros. Racha as testas de suas vítimas. e relâmpagos também são suas atribuições junto a Sogbô. É o mais velho dentre a sua familia.
Cores: vermelho e branco, bordô e branco ou ate mesmo branco rajado de vermelho e bordô.

* kPossun - Vodun da familia de Hevioso, irmão de Sogbo. um dos caçulas da familia, muito cultuado em Savalu por o considerar um Tohossou. vodun do po e da terra seca representado pelo Leopardo. ele é metade homem metade  Leopardo, feroz, é tanto da terras quanto do fogo. ele é um caçador e predominava as florestas de Savé, Assim como Avimaje é caçador de almas julgadas e condenadas por Sogbo. é muito amigo de Avimaje, É um vodun tokweno e raro. na Africa é um vodun real, onde só a realeza podia cultuar por isso pouco difundido. No Brasil em algumas casa o categoriza como da familia de Sakpata, por ter ligaçoes com a terra, grutas, cavernas. mas como dito, pertence a familia de Hivioso.
cores: amarelo rajado de vermelho e preto, ou até mesmo todo colorido.

* Averekete - O mais jovem vodum, é o caçula da familia de Hevioso, muito confundido no Rio de Janeiro com o orixá Logun, mas nada tem haver com esse orixá, tirando o fato de gostar da perca, porem pesca no mar, é Deus do trovão, também é um tokweno, dizem os mais velhos que o sacerdote que fizer ele vodun ele fecha o ciclo de filhos feitos em sua mão.
Cores: bordô e branco, ou multicolorido.

* Gu - também conhecido como Ogum, Togum ou Gunnã, Vodun dos metais, general de gerra, do fogo, da criatividade, tecnologia, defensor amigo. Ogum é irmão inseparável de Odé e Agué; comem juntos andam juntos é o vodum do progresso, reza a lenda que Gu nascera com uma adaga de aço no lugar da cabeça, e que por esse motivo é muito violento e impaciente, e extremamente machista. Ogum é um vodum nago incorporado aos mitos de Gu que seria um ancestre. Ele não aceita a cumplicidade com o mal, por isso é capaz de destruir todos os culpados por atos infames e criminosos.
Cores: Azul anil, verde bandeira, ou verde rajado de preto.

* Odé - também conhecido em Savalu como Aganga Otolú, ou só Otolú ou ate mesmo Azaká, e todos esses são titulos de Odé em determinados lugares dentro o culto Jeje, Azaka por exemplo é cultuado dentro de da floresta de Savé e o mesmo é conhecido na cidade de Savalu como Otolu, e conta a lenda que ele casa o espirito do Grá na floresta e auxilia os caçadores a trazer fartura de caça para as suas aldeias. Odé é o Deus da prosperidade, da fartura, da multiplicação. como dito antes é irmão inseparável de Ogum e Agué. E é tido como vodum nago, e rege a lenda que Odé é o ancestre do orixá Oxosse que Odé teria ensinado a arte da caça, tanto que quando os voduns nagos entraram no Mahi o culto de Odé ja existia.
Cores:  Azul celeste leitoso, Azul turequeza.





continua...

by  Doté Rodrigo D'Avimaje
Rio de Janeiro, 01 de Fev de 2012
Panteão dos Voduns do Azon Legidan

Nenhum comentário:

Postar um comentário