SAKPATÁ nome do vodum [gemeos] primeira cria de semedó cultuado em mahi sem palha da costa nenhuma.explico: ZANGBETO vodum que se cobre de palha da costa vermelha e rege a moral e os bons costumes da sociedade não é SAKPATÁ O VODUM DAS RIQUEZAS E DA TERRA MELHOR AMIGO DE LEGBA E REAL DONO DO RUNGEBE mas no brasil criaram uma mescla das duas divindades em uma [AZANSÚ ] que na realidade é zangbeto e não sakpatá.sakpatá é o vodum fon equivalente a obaluayê yorubá,zangbeto é o vodum fon correspondente de certa forma a exu e de outra a egun yorubá.e tem gente no brasil que jura de pé junto que sakpatá usa palha vermelha...
KPÓ ou KPOSSÚ [o vodum da pantera ancestral de todo povo fon e principalmente os adjás] é tido no mahi tradicional como pai ou um tipo de vodum sô [pura falta de conhecimento]e pelo ketu como tipo de omolu,quando na realidade kpó é o vodum que precede os reis,é henu vodum.como pode ser pai de Sô se a mitologia fon é bem clara quanto a Sô ser o segundo a ser gerado alem de ser andrógno [não confundir com setohoun que em hevie foi chamado de hevioso e em mahi era djiso todos na realidade o mesmo vodum com matizes diferentes]existente talvez a milenios antes de kpó.em savalu kpó é cultuado junto aos hunkpames de sakpatá sendo considerado um vodum da magia,dos mortos e ancestres. AVIMAJÉ tambem é da familha de sakpatá [avimajé significa o solteiro no sentido de que ele assim o prefere]é um dos voduns guerreiros de sakpatá e não o único.Outra coisa muito seria:Vodum sõ e vodum gum não são rivais muito pelo contrario-segundo os hougans de abomey [cidade fon vizinha de mahi mas porem situada no departamento de zou ,sul de savalu]estes dois voduns são identicos tendo chegado no aikungumâ um na segunda outro na quinta geração mas ambos criados em gudá [odu etaogundá]sendo inseparaveis.e por aí se vai a serie de incongruencias gege mahi para o vodum mahi beniense.
Lisá é o vodum do sol da justiça do camaleão.usa uma adaga e não se apresenta como velho e nem usa cajado muito menos aqueles adê gigantes tipo alegoria de escola de samba. Bessen simplismente não existe em mahi.la é cultuado o vodum dan que é abaixo de semedó o vodum mais importante sendo chamado[apelido]dada.la cultuam aydo wedo serpente maior e dambala sua femea.cultuam tambem outros dan.chamam dan em si de dan gbe sê assim como em aladá.explico:aydo wedo[vodum dos astros da visão e do arcoíris/dambala [esposa de aydo wedo e seu reflexo nas aguas] dangbe nasceu do mar e é o espirito do arcoíris o puro.ele é macho sendo chamado de togbê avô pois dangbe como o espirito do grande vodum aydo wedo e dambala faz a mesma função para os fons do que o espirito santo faz para os cristãos.seus iniciados se assemelham muito aos folhos de Sô.dangbê é um vodum de dois panteões: Dan e hou [serpentes e mar sendo a serpente filho do mar.é considerado um mestre e manifesta-se como um velho mestre ou como uma pithon.todos os voduns dan tem assentamentos duplos simbolizando seu par mas não existe dan que é macho e femea.bessen no candomblé é tido como o rei e tal quando na verdade é simplesmente o mais puro dos voduns.outra coisa:dizem que em mahi tem 3 reis[balela]sakpata é o vodum pai de savalu[estado]dan em mahi[mahi e cidade de savalu] e sô só foi rei em oió cidade estado que faz fronteira com o benim. Outra coisa no gege se diz que ahobobo é saudação de dan e assim saudam todos os voduns[balela].realmente ahobobo é saudação é a saudação que semedó sauda seus filhos ou seja a saudação da nação fon,dos voduns e etc mas indiferente disto cada vodum tem sua saudação.ex Atché gum mokueré.o gege é defasado até nas coisas mais simples como saudação imaginem só nos fundamentos.outra coisa me corrigem se eu estiver errado,ludovina de ogum veio de mahi e fundou o bogum e etc certo:engraçado em mahi,em savalu,na nigéria e etcem nenhum lugar da africa no qual se cultua gu,ogum,gum o espirito da guerra não era e não é iniciado em mulheres de nenhuma espécie.ESTRANHO NÉ....................
desculpe a minha demora, fui rackeado mas recuperei a senha, sim tenho o entendimento de muita coisa q existe, sobre o culto vodunsisen, porem em pratica o candomblé aplicado no brasil e dado seguimento do regime das matrizes. entendi de boa q o amigo explanou! a sim ludovina era de Allada. mas não fundou sozinha, teve auxilio do povo do jeje modubi e mussurumim, o culto a sô era em outra roça tbm matriz mas que hj com pouco nome conhecido. abraço brande e obrigado pelo carinho. kolofe.
Lembremos que Brasil não é áfrica, o Jeje praticado no Brasil , ainda está em resgate ao Vodunsinsén , aos cultos do Benin . óbvio que muito do culto Fon praticado no Dahome , difere do " candomblé jeje " , ora praticado no Brasil, como por exemplo o jogo próprio do povo Fon , o Legbakinkan , o culto á Ifá nos moldes dahomeanos , o Fá , o culto ao Tá 9 e não bori ) , como é feito comumente,entre outras coisas , mas como disse , estamos resgatando nossa cultura . Doté Rodrigo De Avimaje , é um irmãzão que tenho , tem muito saber , e tem muita vontade de resgatar nossa cultura . mojuba rè , Doté Rodrigo ( a saudação em yorubá foi intencional , e quer dizer : MEUS RESPEITOS !)
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ResponderExcluirSAKPATÁ nome do vodum [gemeos] primeira cria de semedó cultuado em mahi sem palha da costa nenhuma.explico:
ResponderExcluirZANGBETO vodum que se cobre de palha da costa vermelha e rege a moral e os bons costumes da sociedade não é SAKPATÁ O VODUM DAS RIQUEZAS E DA TERRA MELHOR AMIGO DE LEGBA E REAL DONO DO RUNGEBE mas no brasil criaram uma mescla das duas divindades em uma [AZANSÚ ] que na realidade é zangbeto e não sakpatá.sakpatá é o vodum fon equivalente a obaluayê yorubá,zangbeto é o vodum fon correspondente de certa forma a exu e de outra a egun yorubá.e tem gente no brasil que jura de pé junto que sakpatá usa palha vermelha...
KPÓ ou KPOSSÚ [o vodum da pantera ancestral de todo povo fon e principalmente os adjás] é tido no mahi tradicional como pai ou um tipo de vodum sô [pura falta de conhecimento]e pelo ketu como tipo de omolu,quando na realidade kpó é o vodum que precede os reis,é henu vodum.como pode ser pai de Sô se a mitologia fon é bem clara quanto a Sô ser o segundo a ser gerado alem de ser andrógno [não confundir com setohoun que em hevie foi chamado de hevioso e em mahi era djiso todos na realidade o mesmo vodum com matizes diferentes]existente talvez a milenios antes de kpó.em savalu kpó é cultuado junto aos hunkpames de sakpatá sendo considerado um vodum da magia,dos mortos e ancestres.
ResponderExcluirAVIMAJÉ tambem é da familha de sakpatá [avimajé significa o solteiro no sentido de que ele assim o prefere]é um dos voduns guerreiros de sakpatá e não o único.Outra coisa muito seria:Vodum sõ e vodum gum não são rivais muito pelo contrario-segundo os hougans de abomey [cidade fon vizinha de mahi mas porem situada no departamento de zou ,sul de savalu]estes dois voduns são identicos tendo chegado no aikungumâ um na segunda outro na quinta geração mas ambos criados em gudá [odu etaogundá]sendo inseparaveis.e por aí se vai a serie de incongruencias gege mahi para o vodum mahi beniense.
Lisá é o vodum do sol da justiça do camaleão.usa uma adaga e não se apresenta como velho e nem usa cajado muito menos aqueles adê gigantes tipo alegoria de escola de samba.
ResponderExcluirBessen simplismente não existe em mahi.la é cultuado o vodum dan que é abaixo de semedó o vodum mais importante sendo chamado[apelido]dada.la cultuam aydo wedo serpente maior e dambala sua femea.cultuam tambem outros dan.chamam dan em si de dan gbe sê assim como em aladá.explico:aydo wedo[vodum dos astros da visão e do arcoíris/dambala [esposa de aydo wedo e seu reflexo nas aguas] dangbe nasceu do mar e é o espirito do arcoíris o puro.ele é macho sendo chamado de togbê avô pois dangbe como o espirito do grande vodum aydo wedo e dambala faz a mesma função para os fons do que o espirito santo faz para os cristãos.seus iniciados se assemelham muito aos folhos de Sô.dangbê é um vodum de dois panteões: Dan e hou [serpentes e mar sendo a serpente filho do mar.é considerado um mestre e manifesta-se como um velho mestre ou como uma pithon.todos os voduns dan tem assentamentos duplos simbolizando seu par mas não existe dan que é macho e femea.bessen no candomblé é tido como o rei e tal quando na verdade é simplesmente o mais puro dos voduns.outra coisa:dizem que em mahi tem 3 reis[balela]sakpata é o vodum pai de savalu[estado]dan em mahi[mahi e cidade de savalu] e sô só foi rei em oió cidade estado que faz fronteira com o benim.
Outra coisa no gege se diz que ahobobo é saudação de dan e assim saudam todos os voduns[balela].realmente ahobobo é saudação é a saudação que semedó sauda seus filhos ou seja a saudação da nação fon,dos voduns e etc mas indiferente disto cada vodum tem sua saudação.ex Atché gum mokueré.o gege é defasado até nas coisas mais simples como saudação imaginem só nos fundamentos.outra coisa me corrigem se eu estiver errado,ludovina de ogum veio de mahi e fundou o bogum e etc certo:engraçado em mahi,em savalu,na nigéria e etcem nenhum lugar da africa no qual se cultua gu,ogum,gum o espirito da guerra não era e não é iniciado em mulheres de nenhuma espécie.ESTRANHO NÉ....................
desculpe a minha demora, fui rackeado mas recuperei a senha, sim tenho o entendimento de muita coisa q existe, sobre o culto vodunsisen, porem em pratica o candomblé aplicado no brasil e dado seguimento do regime das matrizes. entendi de boa q o amigo explanou! a sim ludovina era de Allada. mas não fundou sozinha, teve auxilio do povo do jeje modubi e mussurumim, o culto a sô era em outra roça tbm matriz mas que hj com pouco nome conhecido. abraço brande e obrigado pelo carinho. kolofe.
ExcluirMeu deus !!!!! Eu esperei muito tempo até que um seguidor do culto fon acordace !!!! Eu te parabeniso
ResponderExcluirAcordasse !!! Desculpas por esta ortografia .
ResponderExcluirLembremos que Brasil não é áfrica, o Jeje praticado no Brasil , ainda está em resgate ao Vodunsinsén , aos cultos do Benin . óbvio que muito do culto Fon praticado no Dahome , difere do " candomblé jeje " , ora praticado no Brasil, como por exemplo o jogo próprio do povo Fon , o Legbakinkan , o culto á Ifá nos moldes dahomeanos , o Fá , o culto ao Tá 9 e não bori ) , como é feito comumente,entre outras coisas , mas como disse , estamos resgatando nossa cultura . Doté Rodrigo De Avimaje , é um irmãzão que tenho , tem muito saber , e tem muita vontade de resgatar nossa cultura . mojuba rè , Doté Rodrigo ( a saudação em yorubá foi intencional , e quer dizer : MEUS RESPEITOS !)
ResponderExcluirASS : FOMO DE OSÀÁLÁ