O Universo dentro de uma Cabaça
Mawu, a noite, o frio, inerte, calmo, primórdio. fêmea, o nada.
Lissá, o dia, quente, sinérgico, violento, primórdio, macho, o tudo.
E só uma cabaça como moradia. É assim que se encontra o universo, dentro de uma cabaça. Mawu-Lissá é o infinito universo, a unidade.
Como um casamento, eram amantes, um a completar o outro. Mas por personas distintas também havia atrito.
Em um dado momento, houve atrito, um choque de duas energias poderosas e distintas, e assim houve uma grande explosão, e seus universos se expandiu, galaxias criadas, forças emanaram, e hoje eu os louvo como deuses, como voduns.
Mawu-Lissá abafefé..
Olorum o mo dupé...
Doté Rodrigo de Avimaje
Fiz essa postagem fazendo uma cronica de forma ludica para ao mito da criação do universo, segundo a cosmologia fon.
ResponderExcluirAqui irei fazer alusão aos voduns cultuados no humkpame, e como a roça ainda está em construção, aqui irei divulgado as conquistas e vitorias, e as novidades da casa. Festas, eventos, foto da familia, amigos. espero que gostem! omorum mo dupé.
parabéns pela iniciativa, muito show. A divulgação da cultura do candomblé é primordial para a "desfolclorização", principalmente negativa, que jáz enraizada no consciente coletivo. E claro, perceber aqueles que só buscam o conhecimento, e não o entendimento da cultura, mais uma vez, parabéns.
ResponderExcluirParabéns papai! Concordo com o Erick. Só desta maneira é que haverá a disseminação do conhecimento candomblecista, sem arrogância e prepotência. Com seu conhecimento e sua iniciativa, tenho certeza de que isso ocorrerá. Não será rápido e nem simples, mas com sua força de vontade, a fé prevalecerá. Grande beijo e muita sorte. Kolofé.
ResponderExcluirAvimaje Abucy Fuó!!! muito obrigado mais fiz esse blog pra justamente divulgar o culto de voduns no nosso Humkpame. kolofé
ResponderExcluir