terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Panteão - parte 4 final

Panteão Vodun Do Humkpame Ayono Azon Legidan






 Parte 4 - final

GBessen - Vodun da riqueza, é a serpente, a ligação entre o céu e a terra, o arco-íris. É irmão de Azonsu, é o patrono da nação Jeje Mahi. o Grande Deus Fon, reverenciado como o senhor do poder, da prosperidade. seu culto é estendido em vários lugares da Africa inclusive no Egito onde o culto do poder dos faraós era representado pela Dan (serpente). Senhor do segredo, também conhecido como vodun jó, que é aquele que faz a ligação dos céus e terras, é erroneamente confundido com oyá onde muito a chamam de vodun jó. devido o ar e os ventos estarem entre esses 2 reinos.
Vodun da felicidade, da fertilidade. também é um tokweno, e um vodun andrógino. É o grande Vodun Rei da nossa nação, junto com Sogbo e Azonsu fazendo assim a nossa santíssima trindade. todos os Humbês e Juramento é reverenciados a GBessem. Vodun Dan também é o vodun das águas; o maior festejo num humkpame Mahi é a Cerimonia do GBoitá, é grande festa de GBessem, onde todos os voduns participam. No Brasil encontramos cerca de 40 Voduns Dans, na África encontramos muito mais que isso. Essa família é muito grande. O Dangbê é a serpente sagrada que representa o espírito de Vodum Dan. Dan é um Vodum muito exigente em seus preceitos, muito orgulhoso e teimoso. 
Sua louvação principal é: Aho bo boy = “Salve o rei cobra” ( Hho = rei, bo boy = Dans, serpentes, cobras). Os símbolos de Dan são: o arco-íris, a serpente pithon, o traken ou draka, patokwe, o dahun, a takara, e o assôm. Seu principal atinsá dentro de uma casa de Santo é denominado Dan-gbi, que é onde o arco-íris se encontra com a terra (panela lendária do tesouro). Usasse muitos brajás feitos de búzios. Os Voduncis iniciados para Dan recebem o cargo de Megitó ao completarem o ciclo de 7 anos.
O Esú Mensageiro de GBessem é Sorokê, ele que é o guardião do palacio de Dan. E ninguem no Mahi inicia vodunci de Sorokê. Só mesmo para culto.
É rei das tradições Mahi no Brasil, vodun da fecundidade e da vida, seu assento (assen) é o Dangbe, moticulo de barro com uma panela de barro em cima ornamento com cacos de louça de cor branca. Vodun adorado pelos Maxí como seu Ako vodun (Vodun Principal). Representado pela Piton sagrada.
Cores: Verde, amarelo e vermelho rajaros; multicolorido. verde e amarelo.


Dambala e Aido Wedo -  Para alguns é uma unica divindade andrógina (Dambala é macho, Aido Wedo é femea, imagem de Dambala refletida na agua formando o arco-iris), sendo Dambala representado pela serpente e Aido Wedo pelo arco-íris, são muito importantes no Vodu Haitiano. Dambala e Aido Wedo foram quem auxiliou Nanã Buruku na tarefa de criar o mundo (mito do povo Fon): segundo a narração Dambala levava Nanã nas costas enquanto ela criava a terra, a flora, os minerais e os animais, depois ele deu uma volta ao redor da Terra fazendo ela girar.




By Doté Rodrigo D'Avimaje
Rio de Janeiro, 13 de Fevereiro 2012.
Fotos retiradas da internet com fiz ilustrativos.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Panteão - Parte 3

Panteão dos Voduns do Humkpame Azon Legidan




Parte 3


Aziri Tobossi - vodum feminino das águas doces e salgadas, erroneamente confundido com Oxum e Yemonja. É o vodum do amor, da beleza e dos corpos celestes. Aziri é da Familia de Hevioso, irmão de Sogbo, a lendas que ela viraria num Boto. vodum muito importante num Humkpame de culto Mahi, em todo o Jeberesú. Todos os voduns das águas são cultuados no Atinsá de Aziri, pois ela é a matriarca dos tó-voduns. Aziri tem uma ligação muito forte com Yemonja, quando os voduns nagos adentraram em territorio Mahi, Aziri ficou muito encantada com Yemonja, a ponto de pedir que a cuidasse como mãe, e Yemonja aceitou. A partir daí, Aziri quiz se vestir igual a Yemonja, a usar conchas, e comer o mesmo que sua mãe adotiva. apesar de tudo, Aziri é um vodun novo, é uma princesa, e é um vodum tokweno.
Cores: Amarelo gema, rosa, dourado. 


Yemonjá vodun de origem nagô, senhora do oceano e considerada a mãe dos demais nagô-voduns. Está ligada ao conhecimento e a inteligência, à família e à maternidade. muito cultuada o Brasil. vodun da fartura e prosperidade. Mãe de todas as cabeças, nada vai até o Itá se não louvar Yemonja. é uma Naetê (mãe das águas). É um vodun nago, gosta muito de vestir branco. Vodun muito cultuado no ví (obi) no Joá (bori).é mulher que se transforma em peixe, mas ao culto vodum, ela se tranforma é Baleia.
Cores: Cristal, branco, cristal com verde água, cristal com azul anil, ou cristal com coral.

Agbé - vodun da vida, das profundezas dos mares, vodun da via lactia, seu culto está incorporado ao culto de Yemonja, porém é um vodun daomeano. Também é da familia de Hevioso, e é a irmã predileta de gBadé. Agbé é um vodum muito importante no culto Mahi, sem ela não temos iniciados, não fazemos nenhum hungbê, nenhum Dorozan. Seu culto é extremamente importante no culto Mahi. É uma Naitê e é um vodum tokweno.
Cores: cristal e Azul anil.


Oxum - Vodum da fertilidade, prosperidade, da sorte, da magia, da união, da beleza, sensualidade, é um vodun feminino. Senhora do Ouro, adora buzios. É um vodun nago. Oxum é muito confundido com Aziri Tobossi.
Vodun muito cultuados no Brasil. É um vodun do amor e da riqueza, mãe amorosa. Sua origem é no Ijexá, adora o enfeires, adornos, balangandãs.
É por causa de Oxum que Logun-edé não migrou juntos com os nagos-voduns, pois como o Mahi era uma nação de guerreiros, e não querendo que seu filho se machucasse, ela não deixou que Logun conhecesse o culto vodun e não entrasse em terras Mahi. Tudo para proteger seu filho, mas se sabe que ele esteve em terras Mahi, e se apresentou como Odé ,  e o identificaram com a marca de Karê, pelas suas vestes.
Cores: Amarelo ouro, amarelo cristal, outro velho.




Nanã -  vodun feminino, certamente é um dos vòdúns mais misteriosos do panteão africano. É de origem dahomeana, da cidade de Dassa-zoumé. Para os fons, Nànàn ou Nànà era toda sacerdotisa do vodun Màwú. O culto de Nanã e Mawu era muito confundido. Seu nome em Dassa-zoumé era Nàè gbáýn, sendo uma poderosa deusa, cujo culto antecede o de Màwú-Lísá, estando completamente relacionada a Dàn gbé e a origem de todo o mundo e vida no planeta terra. Muitas lendas tem Nànàn como um ancestral hermafrodita, assim como Olissá, sendo chamada de Nànàn Dènsú e tendo como esposa a grande deusa das águas Màmí Wátà. Mas sabe-se que Nànàn é uma Yaba, mãe de quase todos os deuses na cultura dahomeana e para os yorubás. Nanã é um vodun antigo, senhora dos pandanos, e do culto da morte. hoje é muito cultuada no Savalu. Em terras Mahi, era Nana a grande rainha do Jeje, até GBessem junto com seu irmão Omolu, no dia da festa em reverencia a Nanã, ao cumprimentar sua mãe, Omolu pediu a Gbessem q apontasse seu dedo para os céus, com isso, os céus desceram até o dedo de GBessem, e todo o povo Daomeano começou reverencia-lo como o Grande Deus Fon. Nanã como era grande rainha conquitadora e governava varias terras, se retirou e deixou as Terras Mahi's a seu filho. É a grande matriarca, porém no Mahi GBessem deu seu culto junto a Aziri, que com sua saída pelo mundo Aziri assumiu a função de Matriarca, com o seu retorno, pois omolu fui buscar sua mãe, Nanã tem até hoje o seu culto em terra Mahi no atinsá de Aziri como todos os voduns das aguas, como todas as Naetês.
Cores: Lilas leitoso, branco rajado de azul.


 Oyá- vodun feminino dos ventos, dos raios e tempestades. Grande mãe, guerreira, é um vodum nago, que foi incorporado ao culto das Aveji-Dás, essas ninfas dos ares e dos ventos, simbolizado pelas borboletas que carregam almas. Oyá, também conecida como Iansã pelos candomblés de Ketu, é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza a sua raiva, o seu ódio. Dessa forma, passou a identificar-se muito mais com todas as atividades relacionadas com o homem. Vodun de Gaiaku Luiza, a grande sacerdotisa do Jeje Mahi. Oyá está ligada a outras mulheres guerreiras. é a senhora dos Akutukos ( eguns).
Cores: marron bordo, vermelho, rosa ou Laranja.











by Doté Rodrigo D'Avimaje
Rio de Janeiro 10 Fev. 2012.


fotos retiradas da internet com intuito de divulgação.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Panteão - Parte 2

                  Panteão dos Voduns do Azon Legidan



Parte 2

*Agué - Vodun da Fauna e flora, Hoje o Atual Senhor das amãs (folhas), que antes do seu culto, os senhores das ervas e seus segredos era Aziri e Avimaje que exercia varias funções e uma delas curandeiro da sua família. Vodun Agué é o filho predileto de Mawu-Lissá. É o protetor das florestas, o encantador de animais. Agué é jovial e é tido como um Vodum tokweno. Irmão inseparável de Ogum e Odé. Em terras Mahi ele exercer as mesmas funções dos seus 2 irmãos na casa, é Agué que defende a roça contra feitiços, e seres malignos. Com a evolução tecnologica, sobre a permissão de Ogum, Agué gostou muito do uso de armas práticas, como o mosquete, arma de sua preferência até hoje. Outro invento de gosto de Agué foi a Pólvora; até mesmo para o uso do mosquete, tanto que a cor de agrado a Agué é o cinza chumbo, talvez devido pela cor da pólvora.
   Vodum muito importante numa iniciação e na proteção de um humkpame. Agué é vodun e não orixá Ossanhe, tanto que o culto nago Agué é incorporado na chamada familia Jí, junto com omolu, Nanã, Oxumarê, esse vindos de Dahomé. No nagô recebeu o titulo de Ossanhe, era o Deus curandeiro da Tribo Nago. E quando Azonsu retornou de suas viagens pelo mundo, trouxe de volta Agué e outros Deuses nagôs e o retorno de Agué.
Cores: Multicolorido sem a presença da cor preta, cinza chumbo, verde leitoso. 

*Azonsu Vodun pertencente à Família de Sakpata na Nação Jeje Mahi, onde Azansú é o chefe dessa familia. Geralmente são agrupados no panteão juntamente com os Voduns nagôs, uma vez que, muitos destes voduns também conviveram entre os nagôs. No Tambor de Mina estes voduns estão agrupados na Família Dangbila (Dambirá). Dentre os principais voduns pertencentes a família de Sakpata podemos citar: Azansú, Avimadje ou Avimaje, Parará (ou Pararalibu), Agué, Ayizan, Nanã, Aiyzan, Gèlèdè e Agbé Afefè. Estes voduns são responsáveis pela fiscalização das casas, tomando conta dos filhos e observando suas ações. Estão ligados à terra, aos akututos (eguns), à vida e à morte. Também ligam-se às riquezas e a prosperidade. Usam a palha da costa em suas vestimentas ou em seus acessórios, alguns tapam o rosto, outros não. São invocados em ebós e limpezas e tem um grande poder mágico. Azonsu é um dos 3 reis do Jeje Mahi. O Ayono (Magestoso)! Proveniente de Savalú, sua familia era temida, por onde andava ele conquistava. Quando estvav em retorno ao Dahomé o rei da época foi consultar um Bakono, o mesmo disse que suas terras e seu povo iria ser dizimados, e só tinha um jeito que isso não acontecesse, que assim que os Azonsuns entrasse nos portões da cidade, todos o reverenciasse como rei, como majestade e preparasse um banquete, e assim foi feito, azonsu ficou honrado com o povo e fez ali a seu acento por ter sido reverenciado! e tornou uma época muito próspera.
Cores: preto vermelho e branco. 


*Sakpatá - É o mais velho ente os de sua familia, Gosta de cores fortes, e escuras, muito serio, e sábio, não gosta muito de brincadeiras, senhor da terra, das pestes e da cura.
Cores: preto rajado de branco. 



*Avimaje ou  Avimadje - O vodun caçador de almas de bom coração,e o que levas as almas condenadas por Sakpata. Seu titulo é de Omolú por ter sido rei em terras de Sogbô. é um tokweno e muito amigo de Legbá, onde viajaram juntos por muito tempo, e Legbá o ensinou varias línguas e Avimaje faz as vezes papel de Exú, ele é mensageiro dos Sakpatas, é o único de sua família a virar num pássaro branco, reza a lenda que nas guerras ele vai na frente em forma de pássaro, estuda o inimigo, suas armas e informa os Sakpatas, assim sendo uma família poderosa e vencedora de guerras. mas Avimaje reside com Mawu-Lissá que o cuida como filho por ser tão novo com as e ter características de Lissá. Avimaje também é muito amigo de kpossu por executarem mesmas funções mas por famílias distintas. Gosta de muito búzios e de palha avermelhada. e de vestir muito branco.
Antes de Agué ele era o senhor das folhas juntos com Aziri.
Cores: Marrom terra-cota rajado de branco e preto, branco rajado de preto ou multicolorido.

*Parará - Vodum Parará, um vodum raro nos dias de hoje, faz parte dos Sakpatas, porem é um vodum Feminino. umas das nossas grandes Gaiakus que governantes do Kwe Seja Unde foi a Gaiaku Pararasí. vestisse o mesmo que Azonsu, as mesmas indumentárias, porém é um sakpata feminino. Rege a terra e as doenças, e as feridas provocadas pela varíola simbolizam as jóias de Parará. Sua cor é o roxo. Carrega um pequeno xaxará.


Ayizan Dona dos mercados, senhora da zan (folha de palmeira ráfia ou dendezeiro) que demarca os territórios sagrados, é a esposa de Lègba. Este vodún representa o território, protege o cultivo, o crescimento, os frutos, a safra e as vendas no mercado. vodum que cuida da familia, do amor e de todos os nossos antepassados.
É reverenciada no ritual do sarapokan, no Brasil, no asihuhu e no hunfinfon no Benin. É um importante vodún no zandro dos mahi, ocupa muitas das vezes o lugar de Lègba, no Brasil, devido a Adandozan ter afirmado ser um protegido de Lègba, marcando assim uma certa tristeza da família real e de seus seguidores quando foram vendidos por ele como escravos para o Novo Mundo.
Ayizan não deve ser confundida com Ayikungban, a Terra (o planeta) personificada em uma mulher muito idosa.
Em um Humkpame Mahi, não se tem a cultura ao culto dos Akutitos (Baba Eguns) todos os nossos ancestres são cultuados no atinsá de Ayizan.  Ayizan é festejada no Togo, quando da colheita do feijão, ocasião em que o vodún Legba se faz presente nesta festividade. Suas oferendas constam de cereais, sobretudo feijão. Seu atin (árvore) principal oferece a produção do sodabi; e aprecia o dendê, daí suas relações com o mercado. No Benin algumas tradições de vodún levam suas togbosi (tobosi do mahi; ahwansi em Allada; entidades femininas infantis do vodún Azili /Aziri/ principalmente) ao mercado após uma prévia consulta com vi (Noz de Cola) aos voduns, estes representados em montículos de terra, em reverência a Ayizan, e como uma forma de reintegração com a vida profana ao final do processo iniciático, o que no Brasil ficou substituído, aculturadamente, pela conhecida “Quitanda do Erê”, ritual nagô baseado no culto jeje. Desta forma este vodún passa a representar além do início do sagrado, o limite que estabelece uma ponte com a vida profana. E um vodun só de culto, não se manifesta em nenhum vodunsí.
Cores: branco.




continua...



by Doté Rodrigo de Avimaje
Rio de Janeiro 03/02/2012.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Panteão parte 1

  Panteão dos Voduns do Azon Legidan  






Parte 1


     Seguindo a ideia de apresentação, e também explicando alguns ritos e mitos da nossa cultura jeje Mahi, acho de suma importancia que todos da cominidade Mahuina, conhecer os voduns cultuados no Humkpame. 
     Então fiz de forma sucinta um note de cada vodun e algumas peculiaridades. E é sabido que os voduns  no Jeje são basicamente os da Mitologia Ewe e Fon, mas no culto Mahi, os voduns nagos ou como é mais conhecido os Nagos-voduns também fazem parte desse panteão, um dos motivos era a geografia, pois terras daomeanas fazia fronteira com terras nagos, e assim como os Minas Jejes se localizavam mais ao centro esses voduns e sacerdotes nagos não entraram em terras Minas, ficando o culto dos voduns nagos pelas cidades periféricas do reino como Mahi, Savalu, Fanti-Axante, Surumin e outros...
    Segue abaixo o panteão dos voduns Mahins cultuados no humkpame Azon Legidan.


* Mawu - é o Ser Supremo dos povos Ewe e Fon. é um vodun jeje, porem o culto de Olissa quando veio do do nago, já encontrou Mawu como Deus do branco da paz e misericordia, e oxalá lufã foi incorporado ao Culto de Mawu. é um vodun androgeno porem de alguns aspectos femea e a parte macho é lissá. Quando envocamos ou saudamos, sempre nos referimos na unidade Mawu-Lissá. Mawu é o deus da noite, da Lua, o final do dia, o crepusculo é o encontro de Mawu com Lissá, das profundezas do universo, das estrelas , da brisa, da garoa, deus do frescor. o arco iris também é atribuído a Mawu. o Camaleão é o simbolo que representa Mawu, assim como os de Olissa como o Igbi, Pompo, Crocal.
Cores: Branco, ou branco rajado de Azul e vermelho.

* Lissá - que é masculino, e também co-responsável pela Criação.é mais jovial que Mawu, é o movimento, A lissá é atribuído como Deus da guerra e não Ogum. Assim como Mawu é deus da paz a sua correspondência masculina é guerra, o movimento, os chamados Loroguns são atribuido a Lissá, mas também é um vodun bondoso, pois é solicitado quero ha uma guerra ou quando um filho trava uma luta, é Lissa que o livra de confusões. também conhecido como comedor de inhame, o vodun nago Oxaguian foi incorporado pelos mesmo aspectos pois o culto de Lissá é mais predominante. é tido com o vodun do dia, da manhã do dia ensolarado até mesmo o sol é atribuido a Lissá. 
cores: branco, ou branco com azul celeste.

* Loko - É o primogênito dos voduns.dono da joia de mahi que e o Hungegbe, voduns dos Atins (arvores). E quando houve a separação por familia, Loko faz parte da familia de Hevioso cujo o chefe é Sogbo.
cores: bordô com branco, e já visto com amarelo rajado de vermelho e bordô.

* Sogbô - Vodun que comanda os raios e relâmpagos. senhor da justiça, Na africa ele é tido com uma  águia gigante q fica escondido entre as nuvens, e seu bater de asas são os trovões e relampagos e todos do seus clã ficam entre suas asas. Sogbô é um dos 3 voduns reis do Jeje mahi, Deus do Zô ( fogo) Sua ferramenta é um machado de um lado só, com a lamina em meia lua. É o voduns chefe dos Heviosos q compõe uma das 3 familias,e cujo seu mensageiro é Legbá.
cores: vermelho e branco, ou ate mesmo bordô e branco.

* GBadé - Vodun da familia de Hevioso, irmão de Sogbo, odeia ladrões e malfeitores e os mata com o raio, na africa quem morre por raio não tem um enterro digno e mau visto, pois o proprio Deus castigou, é um vodun temido, por ser severo e violento. é o próprio Zô ( fogo), por onde passa consome tudo. os vulcões e magmas são tidos como manifestações de gBadé. pra muito ele tem aspecto de vodun jovial  assim sendo considerado um tokweno. é muito amigo de Legbá e de sua irmã Vodun Agbé (Abé).
cores: bordô e branco, e como é um vodun de aspecto novo, gosta de suas contas brancas rajadas de vermelho ou bordô.

* Akahungbé - Vodun da familia de Hevioso, irmão de Sogbo, tem um aspecto mais velho, convive muito com Mawu. Vodun muito serio, Ataca os inimigos ou castiga o homem enviando granizo, e faz os rios transbordarem. É ele quem controla a temperatura do mundo. Quando está calmo e satisfeito, ajuda o homem dando-lhe bons movimentos financeiros. Racha as testas de suas vítimas. e relâmpagos também são suas atribuições junto a Sogbô. É o mais velho dentre a sua familia.
Cores: vermelho e branco, bordô e branco ou ate mesmo branco rajado de vermelho e bordô.

* kPossun - Vodun da familia de Hevioso, irmão de Sogbo. um dos caçulas da familia, muito cultuado em Savalu por o considerar um Tohossou. vodun do po e da terra seca representado pelo Leopardo. ele é metade homem metade  Leopardo, feroz, é tanto da terras quanto do fogo. ele é um caçador e predominava as florestas de Savé, Assim como Avimaje é caçador de almas julgadas e condenadas por Sogbo. é muito amigo de Avimaje, É um vodun tokweno e raro. na Africa é um vodun real, onde só a realeza podia cultuar por isso pouco difundido. No Brasil em algumas casa o categoriza como da familia de Sakpata, por ter ligaçoes com a terra, grutas, cavernas. mas como dito, pertence a familia de Hivioso.
cores: amarelo rajado de vermelho e preto, ou até mesmo todo colorido.

* Averekete - O mais jovem vodum, é o caçula da familia de Hevioso, muito confundido no Rio de Janeiro com o orixá Logun, mas nada tem haver com esse orixá, tirando o fato de gostar da perca, porem pesca no mar, é Deus do trovão, também é um tokweno, dizem os mais velhos que o sacerdote que fizer ele vodun ele fecha o ciclo de filhos feitos em sua mão.
Cores: bordô e branco, ou multicolorido.

* Gu - também conhecido como Ogum, Togum ou Gunnã, Vodun dos metais, general de gerra, do fogo, da criatividade, tecnologia, defensor amigo. Ogum é irmão inseparável de Odé e Agué; comem juntos andam juntos é o vodum do progresso, reza a lenda que Gu nascera com uma adaga de aço no lugar da cabeça, e que por esse motivo é muito violento e impaciente, e extremamente machista. Ogum é um vodum nago incorporado aos mitos de Gu que seria um ancestre. Ele não aceita a cumplicidade com o mal, por isso é capaz de destruir todos os culpados por atos infames e criminosos.
Cores: Azul anil, verde bandeira, ou verde rajado de preto.

* Odé - também conhecido em Savalu como Aganga Otolú, ou só Otolú ou ate mesmo Azaká, e todos esses são titulos de Odé em determinados lugares dentro o culto Jeje, Azaka por exemplo é cultuado dentro de da floresta de Savé e o mesmo é conhecido na cidade de Savalu como Otolu, e conta a lenda que ele casa o espirito do Grá na floresta e auxilia os caçadores a trazer fartura de caça para as suas aldeias. Odé é o Deus da prosperidade, da fartura, da multiplicação. como dito antes é irmão inseparável de Ogum e Agué. E é tido como vodum nago, e rege a lenda que Odé é o ancestre do orixá Oxosse que Odé teria ensinado a arte da caça, tanto que quando os voduns nagos entraram no Mahi o culto de Odé ja existia.
Cores:  Azul celeste leitoso, Azul turequeza.





continua...

by  Doté Rodrigo D'Avimaje
Rio de Janeiro, 01 de Fev de 2012
Panteão dos Voduns do Azon Legidan