Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Panteão - parte 4 final

Panteão Vodun Do Humkpame Ayono Azon Legidan






 Parte 4 - final

GBessen - Vodun da riqueza, é a serpente, a ligação entre o céu e a terra, o arco-íris. É irmão de Azonsu, é o patrono da nação Jeje Mahi. o Grande Deus Fon, reverenciado como o senhor do poder, da prosperidade. seu culto é estendido em vários lugares da Africa inclusive no Egito onde o culto do poder dos faraós era representado pela Dan (serpente). Senhor do segredo, também conhecido como vodun jó, que é aquele que faz a ligação dos céus e terras, é erroneamente confundido com oyá onde muito a chamam de vodun jó. devido o ar e os ventos estarem entre esses 2 reinos.
Vodun da felicidade, da fertilidade. também é um tokweno, e um vodun andrógino. É o grande Vodun Rei da nossa nação, junto com Sogbo e Azonsu fazendo assim a nossa santíssima trindade. todos os Humbês e Juramento é reverenciados a GBessem. Vodun Dan também é o vodun das águas; o maior festejo num humkpame Mahi é a Cerimonia do GBoitá, é grande festa de GBessem, onde todos os voduns participam. No Brasil encontramos cerca de 40 Voduns Dans, na África encontramos muito mais que isso. Essa família é muito grande. O Dangbê é a serpente sagrada que representa o espírito de Vodum Dan. Dan é um Vodum muito exigente em seus preceitos, muito orgulhoso e teimoso. 
Sua louvação principal é: Aho bo boy = “Salve o rei cobra” ( Hho = rei, bo boy = Dans, serpentes, cobras). Os símbolos de Dan são: o arco-íris, a serpente pithon, o traken ou draka, patokwe, o dahun, a takara, e o assôm. Seu principal atinsá dentro de uma casa de Santo é denominado Dan-gbi, que é onde o arco-íris se encontra com a terra (panela lendária do tesouro). Usasse muitos brajás feitos de búzios. Os Voduncis iniciados para Dan recebem o cargo de Megitó ao completarem o ciclo de 7 anos.
O Esú Mensageiro de GBessem é Sorokê, ele que é o guardião do palacio de Dan. E ninguem no Mahi inicia vodunci de Sorokê. Só mesmo para culto.
É rei das tradições Mahi no Brasil, vodun da fecundidade e da vida, seu assento (assen) é o Dangbe, moticulo de barro com uma panela de barro em cima ornamento com cacos de louça de cor branca. Vodun adorado pelos Maxí como seu Ako vodun (Vodun Principal). Representado pela Piton sagrada.
Cores: Verde, amarelo e vermelho rajaros; multicolorido. verde e amarelo.


Dambala e Aido Wedo -  Para alguns é uma unica divindade andrógina (Dambala é macho, Aido Wedo é femea, imagem de Dambala refletida na agua formando o arco-iris), sendo Dambala representado pela serpente e Aido Wedo pelo arco-íris, são muito importantes no Vodu Haitiano. Dambala e Aido Wedo foram quem auxiliou Nanã Buruku na tarefa de criar o mundo (mito do povo Fon): segundo a narração Dambala levava Nanã nas costas enquanto ela criava a terra, a flora, os minerais e os animais, depois ele deu uma volta ao redor da Terra fazendo ela girar.




By Doté Rodrigo D'Avimaje
Rio de Janeiro, 13 de Fevereiro 2012.
Fotos retiradas da internet com fiz ilustrativos.



Um comentário:

  1. Dambala é o mais velho integrante da família de Dã. É um Vodun masculino, dizem que veste-se totalmente de branco.

    Um mito relata que esse vodun é tão velho que quando desce à terra não tem forças para subir de volta aos céus, só conseguindo através de Soboadã, que o coloca nas costas e leva embora.

    Apesar de poucos templos religiosos Jeje conhecerem os fundamentos desse Vodun, muitos dos seus cânticos sacros ainda são entoados.

    Na religião vodu do Haiti o culto a Dambala ou Damballah Wedo é muito marcante. E assim como no Brasil, é tido como uma divindade masculina e também considerado um ancião. Sua esposa mítica chama-se Ayida-Weddo.

    ResponderExcluir