Ekedjy
Elas são as preferidas dos voduns, são mulheres que o vodun tem predileção e escolhe para cuida-lo, seja num voduncy ou no Igbá. seu processo de iniciação é igualmente de um ogan; são apontadas, suspensas e confirmadas.
Na sua confirmação o vodun que a suspendeu dá o cargo segundo sua vontade.
Antigamente dizia-se que a ekedjy se casava com o vodun em questão.
As Ekedjys dentro de uma roça, exerce papéis muito importantes, pois a elas são confiadas funções de responsabilidades, respeito e de extrema confiança.
Uma das funções que só uma ekedjy exerce, é de desvirar o vodun do voduncy, cozinhar as comidas do santo, cuidar do enxoval do vodun, de dar Hum no vodun, fazer o Pole, océ, entre outras funções.
O termo Ekedjy é linguajar Fon, Jeje, no Nagô (Ketu) são chamadas de Ajoyés e no Bantu (Angola) de kota. Mas com a evolução do candomblé o termo Ekedjy fixou em algumas nações.
Alguns cargos de Ekedjys usados no humkpame são de Sidagan, Dagan, Omilocé, Bexê, Alaremim, Gozengan, entre outros cargos.
A um Itan que conta como a Conquem (galinha d'angola) foi criada, e conta como foi dados os voduncys, ekedjys e ogans.
"Olissá criou a Conquem , quando habitantes de uma aldeia estavam sendo assombrados por Ikú , que por ordem do grande rei pegaram uma galinha preta e pintaram com efun , e quando Ikú viu aquele animal estranho fugiu assustado e nunca mais voltou.
Aziri pegou então a conquem que passou a ser um animal sagrado e fez dela seu primeiro Yao.
Até que um dia Aziri resolveu fazer em sua mucama e assim foi criado o primeiro vodunci que mais tarde se tornaria uma sacerdotiza.
Vendo que a noticia se espalhara depressa e que os outros voduns fariam o mesmo Aziri resolveu fazer uma reunião e consultou vondun Fá que convidou todos os voduns .
Chegando a reunião Fá ordenou que cada vodun escolhesse ainda no ventre da mãe uma criança para que ela fosse o sacerdote do vodun e que não virasse com nada . Já que se na terra fariam vduncis e mais tarde seriam sacerdotes quem zelaria por eles , se todos virassem com vodun quem olharia pela casa de santo por tudo , quem zelaria por eles voduns quando viessem no ori dos vodunces.
Assim surgiu a primeira ekedji do ventre de uma mucama de Aziri."
"- Eu não poderia deixar de Homenagear uma Ekedjy em especial, pois essa mãe Ekedjy é muito importante em minha vida. Graças a essa mãe Ekedjy, tudo em minha vida aconteceu e acontece, é um exemplo de mãe, zelosa, tem seus punhos de ferros, mas é querida e amada por muitos. Ela viu e sentiu tudo na minha vida, até mesmo a minha vida! e hoje vendo minha roça, ou melhor nosso Humkpame! Dona Rosa Madalena, ou Ekedjy Sidagan Mada de KPossun, Ekedjy de Oyá, ou melhor minha mãe carnal. quero dizer a todos o que a sra já sabe, que lhe AMO. Assim como nossos voduns são amigos, KPossun e Avimadje, nós mãe e filho temos uma eterna amizade que nada do universo nos separa. Ekedjy Mada, Avimadje Abucy Fuó! por esta sempre ao meu lado e me auxiliando nem nossa roça de santo, encinando esses meninos o amor e a fé em nossos voduns, dando educação de axé e cultura!
Beijos e te amo tá!? rs
Seu filho e Temi Rodrigo D'Avimadje."
By Doté Rodrigo D'Avimaje
Rio de Janeiro, 13 de Junho de 2012.
* fotos tiradas da internet e de arquivo pessoal para fins ilustrativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário