terça-feira, 5 de junho de 2012

Zandró - Reverência Ancestre

      Zandró



      O Zandró é uma homenagem aos antepassados, se o sató, o agbadjá, e outros rítimos homenageiam os antepassados reais, o Zandró vem especificamente reverenciar a memória de membros familiares e do culto. Sua origem vem dos ajás do Tado e se faz presente por toda população ribeirinha do Mono na Africa. No Brasil trata-se de um ritual caracteristico da nação Jeje, ocasião em que os membros falecidos de um terreiro são reverenciados louvando-se Ayizan, num gesto em memória de Ajahutó que plantou Ayizan na entrada de sua casa em Alladá em memória de sua ancestralidade. O ritual do Zandró é específico para os membros de uma comunidade e participado pelos mais antigos membros que a compõe, é feito com cânticos, evocações, rezas e preceitos específicos. Tal evento familiar, voltado aos membros da roça, antecede às festividades propriamente ditas.
      É no Zandró que pedimos aos nossos ancestrais a permissão e a solicitação para as festividades que haverá na roça.
      O Zandró é constituído de um conjunto de kurrans, sequenciado, para a evocação e saudação litúrgica aos ancestres. Também compõe a cerimonia, agrados de oferendas. 
      Enfim há muitos rituais, liturgias, que não é permitido ser exposto, devidos a fundamentos, preceitos que são recluso aos filhos de uma casa Jejê.
      Contasse que na travessia dos navios negreiros, os povos jeje vieram rezando o Zandró da Africa ao Brasil sem repetir um cântico do Zandró, para que seus ancestre pudessem acompanhar nessa travessia e os protege-se e os firmassem no novo mundo. 
      E pesso passar dos tempos, estavam certos, firmou!


         Aproveitando o espaço dentro do Zandró, quero fazer uma homenagem in memorian a essa minha ancestral que tanto louvo em minha Ayzan, essa vó que tive o prazer a honra de conhece-la pessoalmente e se hoje sou um Sacerdote, um Doté, saibam que essa "vó" me influenciou e influencia até os dias de hoje!
     Que Ayzan permita que essa senhora, Gayaku Luiza, nos influencie com sua sabedoria!
Gayaku kolofe!!!!

Doté Rodrigo D'Avimaje

Gayaku Luiza D'Oyá

by Doté Rodrigo D'Avimaje
Rio de Janeiro, 05 de Junho de 2012.
* fotos retiradas da Internet, e pesquisa literária para fins ilustrativos e fontes impíricas.

Um comentário:

  1. Eu Tive a Oportunidade de ser abençoado por essa senhora , Gayaku Luiza , Quando deu a Obrigação de 21 no meu Avô Nelson , ... Saudades Desse Exemplo de humildade ... Ass. Humtógan Seneví ( Mestre Gringo ) Presidente da Federação Cobras Kolomfé a Todos

    ResponderExcluir